BRASIL DECEPCIONA EM MÉDIA DE ESCOLARIDADE




Na última quinta, 14 de março, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Embora o Brasil tenha registrado melhoras no índice nas últimas duas décadas, o ranking geral apresentado e a classificação em 85º - o que corresponde a um IDH de 0,73 – coloca o país abaixo da média registrada nos países da América Latina: 0,741.
Ainda em comparação aos países latino-americanos, o Brasil mostra ter a menor média de escolaridade. Os brasileiros passam média de 7,2 anos na escola, segundo o estudo. O Chile é o melhor colocado entre os países latinos, com 9,7 anos em média. Os Estados Unidos ficam com a melhor média mundial – 13,3 anos.
De acordo com o Ministério da Educação, os dados podem ser revistos por não considerarem estatísticas públicas confiáveis. Segundo o ministro Aloisio Mercadante, o estudo desconsidera 4,6 milhões de crianças na escola, e o acompanhamento do cenário.
O Índice de Desenvolvimento Humano é a referência mundial para avaliar o desenvolvimento humano a longo prazo. Medido anualmente, considera as variáveis: vida longa e saudável (medida pelo indicador expectativa de vida), acesso ao conhecimento (medido pelos índices média de anos escolaridade em adultos e anos esperados de estudo) e e um padrão de vida decente (calculado a partir da renda nacional per capita).
Fonte:PROMENINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Subir