Baixo Sul sedia Fórum Regional de Mediação de Conflitos

A concretização do Fórum Regional de Mediação de Conflitos foi resultado de uma articulação do IDC com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Conforme Maria Celeste, diretora executiva do IDC, o evento se configurou como uma oportunidade de reunir pesquisadores da área, representantes do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos, líderes comunitários e estudantes, visando estreitar a comunicação da rede de garantia de direitos, conscientizando e sensibilizando os atores para a prática da mediação como meio efetivo de resolução de conflitos.
Foram também parceiros da iniciativa, o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, a Fundação Odebrecht e as prefeituras municipais do Baixo Sul da Bahia. O Fórum aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no Hotel Portal Rio Una, em Valença e teve como tema central “A Mediação de Conflitos como Garantia dos Direitos Humanos”.MAIS INFORMAÇÕES
O evento, promovido pelo IDC reuniu cerca de 130 pessoas entre mediadores de conflitos, representantes do poder judiciário, poder público, sindicatos, agentes de saúde, membros de conselhos tutelares e de direitos e da rede socioassistencial do CRAS, CREAS, delegacias e Centro de Referência da Mulher. Prestigiaram o evento, Alzeni Conceição, juíza da comarca de Valença, representantes da Fundação Odebrecht, representantes de instituições ligadas ao PDCIS, parceiros institucionais do IDC, a exemplo da Defensoria Pública, UNEB, Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia (GAPA) e membros da Fundação Nacional de Mediação.
No decorrer do evento foram promovidos debates e palestras que trataram dos diversos aspectos da mediação: conceito, o uso de constelações familiares, o processo de humanização na resolução de conflitos, a mediação e conciliação como política pública. Estas foram abordadas por palestrantes renomados, magistrados, mestres e doutores na área. Na oportunidade foram apresentadas numa mesa redonda experiências práticas na área de mediação com a justiça restaurativa, mediação social, o processo de mediação na família, escolas e organizações.
Com o objetivo de compartilhar com os presentes a experiência do PDCIS, o vice-presidente de sustentabilidade da Fundação Odebrecht, Delcy Machado, apresentou o programa, destacando a abrangência de atuação no Baixo Sul. O evento permitiu a contextualização da Casa Familiar de Presidente Tancredo Neves e a experiência com mediação de conflitos desenvolvida no IDC, o que chamou a atenção dos participantes, como destacado por Eutália Maciel Coutinho, Juíza de Direito aposentada, mediadora cível e de famílias, instrutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialista em Direito Privado e Direito Penal e palestrante do evento “Foi importante perceber a sociedade civil mobilizada em projetos que suprem a falta de atuação do poder público, em seguimentos que eu acredito definitivamente que possa concorrer para a transformação das pessoas e da própria sociedade. Eu acredito no poder transformador da educação. Impressionante e muito lindo o projeto que o IDC faz parte, deveria servir de exemplo para ser repetido em vários espaços do nosso país”.
Os participantes também ressaltaram a relevância do Fórum como meio de qualificar suas atuações profissionais como enfatizado por Jaredes Maria de Jesus, Conselheira Tutelar de Presidente Tancredo Neves “O evento foi muito importante, pois a partir das experiências e técnicas de mediação ressaltada pelos palestrantes notamos que é possível mediar situações de conflitos e assim evitar o processo judicial litigioso”. Para Juciene Barreto, coordenadora do CREAS de Valença, o fórum proporcionou o fortalecimento de sua atuação na medida em que lida com conflitos que envolvem violações de direitos “Pude perceber que a mediação de conflitos é um processo que pode restaurar vínculos familiares, comunitários e sociais. Gostaria muito de agradecer e parabenizar a toda a equipe do IDC por essa iniciativa”.
O Fórum obteve resultados representativos e a partir da concretização do mesmo, o IDC recebeu o convite de membros da Fundação Nacional de Mediação de Conflitos, que prestigiaram o evento, para ser parceiro na realização do II Congresso Nacional e o X Congresso Mundial de Mediação de Conflitos, a ser realizada na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Subir